Bem-estar: e se você pudesse viver melhor, fazendo o que gosta?
Conheça a filosofia japonesa do Ikigai e construa uma vida com mais propósito. O que você já fez pelo seu bem-estar hoje?
Nos últimos anos, pesquisas em longevidade e bem-estar mostram que fazer o que gostamos, associado a bons hábitos de saúde, pode ser um dos ingredientes para uma vida mais plena, feliz e, segundo o que apontam alguns estudiosos, até mesmo mais longa. Sem equivalente direta para o Português, a filosofia japonesa do Ikigai – composta pelas raízes iki (vida) e gai (valor) – pode ser traduzida como propósito, sentido da vida ou apenas como a resposta para a pergunta: “por que você levantou hoje de manhã”?
Conheça o Ikigai
Esse conceito aparentemente simples vem sendo apontado como um motivador para uma vida mais longa e produtiva. Pessoas que encontram um sentido de propósito, costumam adotar hábitos que promovem saúde e longevidade, como praticar mais atividades físicas, uma alimentação melhor e interações sociais mais positivas, além de mostrarem uma constante vontade de aprender, o que pode combater o estresse e até prevenir a degeneração da capacidade cognitiva.
Saúde física e emocional: 3 dicas para o seu bem-estar
Encontre seu propósito e almeje bem-estar
Não existe uma única maneira de encontrar seu propósito, e as respostas podem mudar de pessoa para pessoa. Para algumas, ter um bom grupo de amigos é suficiente; para outras, pode ser cozinhar, praticar esportes, escrever, ajudar a comunidade, ter bom emprego ou dedicar-se a uma causa. E mais do que isso, seu propósito não precisa ser algo complicado, segundo o neurocientista Ken Mogi, autor de “Ikigai, os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, é na simplicidade que construímos uma vida mais plena e feliz.
Construindo uma vida com mais propósito
Segundo o Centro para Felicidade e Bem-estar da Universidade da Califórnia em Berkeley, todos podemos experimentar uma vida com mais propósito. Para isso basta fazer dele uma construção diária. Veja aqui, algumas recomendações para começar agora:
- Identifique as coisas que são importantes para você – fazer coisas que nos trazem sensação de realização são um bom indicador de que estamos experimentando nosso propósito.
- Reflita sobre suas prioridades – quando estamos sempre ocupados, é fácil deixar escapar o tempo. Uma vida direcionada não só pode ser mais feliz, como muito mais produtiva, então reserve tempo para fazer aquilo que te deixa mais motivado e inspirado.
Mapeamento genético: o futuro da nutrição personalizada
- Avalie quais são seus talentos – pare e pergunte: no que sou bom? O que gosto de fazer? Como posso usar esses talentos? Uma vida com propósito normalmente é construída quando conseguimos utilizar nossas habilidades, seja no trabalho, com a família ou até cultivando um passatempo.
- Inspire-se – observe pessoas que admira, sejam elas figuras públicas, um amigo ou alguém da família, que transpirem alegria e motivação.
- Seja curioso e siga sua intuição – o historiador Joseph Campbell escreveu em O Poder do Mito, que todos temos um compasso interno que nos diz o que nos faz sentir que a vida vale a pena, só precisamos saber escutar.
Devemos sempre lembrar que não existem regras para definir o que é uma vida com propósito: cada um de nós tem sua caminhada pessoal e, por isso, o importante é aproveitar a jornada.
Conta pra gente aqui nos comentários se já pratica ou gostaria de praticar alguns dos pontos que conheceu hoje.
Voltarao Topo